By Dani Lima | 7 de novembro de 2016.

QUARTO DE BEBÊ MASCULINO decorado : Berço, cômoda, cores e mais

Quando chega o momento de providenciar a decoração do quarto de bebê masculino, é importante definir com inteligência os tipos de móveis que irá compor essa decoração, e para isso, primeiramente precisamos nos certificar do quanto podemos investir para esses móveis, e também conferir os espaços que o ambiente desse quarto tem para oferecer.

É importante que além de acertar nas escolhas para que esse quarto fique bonito, ele também fique bem funcional e aprazível e isso implica na segurança do bebê e na comodidade da mãe que muitas vezes precisará atender a criança no quarto para alimentar e trocar suas fraldas.





Além disso, precisamos ter consciência que pelo menos nos primeiros 45 dias pós-parto, a mãe vai ter maiores dificuldades, por isso, toda a organização desse quarto precisa contribuir para facilitar o trabalho da mãe.

Por se tratar de um quarto de bebê masculino, precisamos decorar esse quarto com as cores masculinas e ter uma preocupação bem especial com os móveis, pois cada peça precisa ser bem projetada para garantir a segurança do bebê. Sabemos que nessa hora todo pai (mãe) querem deixar esse ambiente radiante esperando pela chegada do bebê, porém, nem sempre as condições financeiras permitem, por isso, vamos comentar um pouco sobre os itens mais básicos.





Imagem 1 – Se você é uma mãe ou um pai que está buscando dicas de decoração de quarto de bebê masculino, aqui nessa imagem há algumas dicas para servir de inspiração, com decorações bem delicadas e simples, as quais você não precisará gastar muito.

cores-paredes-quarto-bebe-masculino

decoracao-para-quarto-de-bebe-masculino-azul

iamgem-7

Imagem 4 – Esta aqui é uma decoração para quarto de menina, com móveis simples, mas detalhes na decoração bem sofisticados, com um lindo papel de parede rosa com detalhes em branco combinado à cor nude da parede, e o papel de parede combinando com a poltrona.

imagem-5

imagem-6

Berço – esse móvel é o primeiro item entre os móveis que precisamos ter uma atenção especial no momento da compra. Infelizmente não podemos confiar inteiramente nos cuidados das indústrias, e por conta dessa falta de cuidados de muitas empresas, vez ou outra ouvimos noticias sobre acidentes fatais com crianças no próprio berço.

O berço deve seguir os padrões de segurança do INMETRO, por isso, evite comprar um modelo que não traga esse selo. Em geral, os berços trazem as grades de proteção para evitar que a criança caia enquanto está dormindo, porém, essas grades devem ter no mínimo 4,5 cm e máximo 6,5 cm de distância separando uma da outra, isso vai evitar que a criança prenda o pezinho ou mesmo a cabeça.

Essas mesmas grades precisam ter no mínimo 60 cm de altura, isso vai impedir que a criança tente pular por cima dessa grade e causar um acidente que pode ser grave.

Em nossos dias, muitos berços já vêm com rodinhas para facilitar a sua remoção do local, nesse caso, pelo menos duas dessas rodas devem conter travas de segurança.

Imagem 6 – Os papéis de parede são excelentes na decoração dos quartos de bebês, tanto de meninos como de meninas também, e aqui nesse quarto foram combinados dois papéis diferentes, um com bolinhas e outro na parede azul com galhos de árvore bem delicado.

imagem-7

imagem-8

imagem-9

imagem-10

Imagem 10 – Aqui nesta decoração já foi usada a pintura na parede, usando duas cores e fazendo um efeito listrado que combinou com todos os outros detalhes da decoração, cortina em voal bem delicada e quadros na parede decorando também.

imagem-11

Outro detalhe é quanto ao estrado que apoia o colchão. O estrado precisa ter no máximo 2,5 cm de espaço entre ele e a lateral do berço, não mais que isso, isso vai evitar que a criança prenda o braço ou a perna, o que causará sérios ferimentos.

Com respeito ao colchão, esse pode ou não acompanhar o berço já com um tamanho ideal, mas independente disso, lembre-se que esse colchão precisa ser firme, com uma densidade apropriada ao tamanho e peso do bebê. Dessa forma a criança ficará protegida contra possíveis problemas com a postura.

Cômoda – alguns pais até optam logo por um guarda-roupa para o quarto de bebê masculino, mas na verdade, a cômoda é mais versátil e contribui com o trabalho da mãe no momento de escolher as roupas que o bebê vai usar. Esse móvel deve apresentar as gavetas preferencialmente com as corrediças metálicas.

Essa cômoda precisa ser bem firme e não oferecer riscos de virar em cima da criança. Isso aparentemente parece impossível, mas no momento em que o bebê começa a engatinhar, pode acontecer de ele tentar se apoiar na cômoda para ficar em pé, e é nesse momento que ela precisa mostrar que foi feita para estar ali.

Independente de modelo de cômoda ou quem sabe um guarda-roupa que será levado para esse quarto, é importante que tanto esse como os demais móveis presentes tenham os cantos arredondados, pois isso evitará que a criança ao começar a engatinhar possa se machucar indo de encontro a esses cantos.

Imagem 11 – ótima dica de decoração para o quarto de bebê masculino, com detalhes não muito infantis, a parede colorida em azul, quadros decorando a parede, prateleiras para enfeites e o berço com um tamanho bem grande onde o menino pode dormir até uma certa idade e depois trocar por uma cama.

imagem-12

imagem-13

imagem-14

Imagem 14 – Para diferenciar do tão clássico azul no quarto do menino, a decoração aqui nesse quarto foi feita com detalhes em verde, na parede com um tom bem leve, nos móveis com adesivos em um verde mais forte, e os brinquedos em verde também.

imagem-15

imagem-16

Ainda entre os itens mais básicos a serem providenciados para esse quarto podemos citar a poltrona de amamentação para que a mãe se acomode com conforto no momento de amamentar o bebê, e também o trocador de fralda que muito se faz necessário para o trabalho da mãe nos cuidados com o bebê.

Outros itens para a decoração – além dos móveis para esse quarto de bebê masculino, certamente precisamos dar vida ao ambiente com as cores e outros itens que vão caracterizar esse ambiente masculino, entre eles está:

Cortina – a cortina é um item que não pode faltar em um ambiente e muito menos em um ambiente de descanso como nesse caso o quarto de bebê. A cortina além de fazer a diferença e transmitir uma sensação de aconchego no quarto, também deve contribuir para os momentos de descanso do bebê.

Sabemos que a luminosidade natural no quarto do bebê é muito importante, pois a luz natural protege naturalmente contra fungos e bactérias que podem ser encontrados nesse ambiente. Porém, para o momento de descanso, para que esse descanso seja realmente apreciável, o quarto precisa ficar escuro, e para isso, a cortina precisa ser adequada.

Imagem 16 – Aqui também foi optado por uma decoração mais colorida para diferenciar do tão usado azul, aqui foram usadas a cor laranja e azul escuro, em listras detalhando a parede, o berço bem delicado com gavetinhas e lacinhos azuis decorando.

imagem-17

imagem-18

imagem-19

imagem-20

Imagem 20 – Esta linda decoração pode ser usada tanto em quarto de meninos como de meninas também, pois possui móveis e itens decorativos com cores em tons pastéis que servem tanto para os meninos como para as meninas, com um lindo papel de parede e um lustre bem diferenciado.

imagem-21

As melhores escolhas são as cortinas de algodão ou de voal que na verdade são mais fáceis de lavar um ponto positivo para essas cortinas que precisarão ser lavadas com certa frequência.

Tapetes – os tapetes nos ambientes são também bastante necessários para complementar uma decoração, e no quarto do bebê não é diferente. Em nossos dias encontramos modelos bem diversos no mercado, alguns modelos inclusive bem personalizados para esses ambientes.

No momento das escolhas, lembre-se que os modelos de tapetes antialérgicos são sempre as melhores escolhas, mas também devem ser antiderrapantes para evitar acidentes com a criança assim que ela começar a dar os primeiros passos.

Cores para a decoração – quando se trata de decorar um quarto de bebê masculino, é importante se preocupar com as cores, pois elas precisam combinar e ao mesmo tempo deixar o ambiente mais agradável, mas, além disso, elas precisam, nesse caso, caracterizar o sexo masculino e evitar futuros constrangimentos tanto para os pais como para a criança.

Ainda com respeito a essas cores, por ser um ambiente de descanso, melhor é que elas promovam a alegria no local, e por isso, precisamos dar preferência para cores com tons suaves. As cores preferidas para os meninos são:

Cor amarela – essa é uma das cores preferidas para quarto de menino, uma boa ideia inclusive para ambientes pequenos, pois ajudam a dar a impressão de amplitude ao ambiente.

Imagem 21 – Mais uma dica de decoração para ser usada tanto como em quartos de meninos, como em quartos de meninas, com a parede em azul, mas detalhes nos móveis e itens decorativos com rosa também, uma mistura de cores que servem para os dois, quarto masculino e feminino também.

imagem-22

imagem-23

imagem-24

Imagem 24 – É claro que as cores não tem gênero, “Rosa pra menina, azul pra menino”, mas geralmente há essa divisão na hora de decorar ou comprar coisas para as crianças, rosa é de menina e azul de menina, mas nesta decoração houve a mistura do rosa com azul que diferenciou do comum, mas reparando bem é um quarto de menina.

imagem-25

imagem-26

Cor azul – essa é a cor mais característica do publico masculino juntamente com a cor cinza. A cor azul combina facilmente com o mobiliário no quarto independente do estilo que ele apresente.

Cor cinza – apesar de ser uma cor bem característica para o sexo masculino, se for com uma tonalidade mais suave fica muito bem no quarto e combina facilmente com os diversos elementos decorativos no local. Porém, se a opção for uma cor com um tom mais forte, já não é muito aconselhável no quarto, pois tende a escurecer o ambiente.

Opções em revestimentos para a parede – com respeito aos revestimentos para a parede do quarto de bebê masculino, certamente existem várias, inclusive os tipos de tinta conhecidas a tantos anos. Porém, para quem desejar uma opção em revestimento que não dê muito trabalho e também não custe tão caro, podemos aconselhar pelo menos dois tipos de materiais, são eles:

Papel de parede – em nossos dias, essa é uma das opções em revestimentos mais buscadas no mercado, pois o material é bastante versátil, com cores e estampas para atender aos diversos ambientes do imóvel. Esse material é de fácil colocação, e por isso, para quem desejar, pode até dispensar o trabalho profissional e fazer o trabalho de revestimento por conta própria.

Esse papel é aplicado à parede com a ajuda de uma cola especial que não tem cheiro e não faz sujeira. Graças a essas vantagens, o ambiente a ser decorado pode ser habitado logo que o trabalho de colocação termine.

Imagem 26 – Para decorar quartos de bebê, tanto de meninos como de meninas, não é necessário comprar muitos enfeites, você pode fazer uma linda decoração usando poucas coisas, como essa abaixo onde a decoração foi pintar a parede de azul com um papel de parede detalhando e pequenos quadros.

imagem-27

imagem-28

imagem-29

imagem-30

Imagem 30 – A decoração de quartos infantis usando como tema os animais, é uma ótima dica que pode ser usada tanto para quartos masculinos, como femininos também, e a decoração pode ser bem simples, tendo o uso de apenas animais de estimação como esse quarto abaixo.

moveis-para-quarto-de-bebe-masculino

quarto-de-bebe-masculino-decorado

Imagem 32 – Para terminar, aqui nesse quarto foi usada uma decoração em estilo rústico e antigo, com os móveis em madeira e modelo antigo, os brinquedos todos bem antigos, uma decoração para casas que possuem esse toque antigo e rústico, fica bem legal.

quarto-de-bebe-masculino-rustico

Para os quartos de bebês podemos contar com cores bem características para esse ambiente, e ainda tem as estampas temáticas, tudo para garantir uma decoração bem charmosa para o quarto do bebê e sem dar muito trabalho, pois bastam algumas poucas horas de trabalho que deve ser realizado por duas pessoas.

Adesivos de parede – essa é mais uma das opções em revestimento mais procurada no mercado, pois já vem com a película adesiva e é facilmente aplicada sobre a superfície da parede. E para valorizar a decoração e deixá-la mais personalizada, existem os modelos de adesivos com temas bem próprios, nesse caso para o quarto de bebê masculino.

Mas enfim, quando se trata de decorar quartos de crianças, opções para isso, sempre tem muitas, porém, precisamos analisar com cuidado para acertar nas escolhas. Toda decoração envolve um investimento, e por vezes esse investimento não é muito acessível.

Por isso, aproveite para conferir os modelos de decoração de quarto de bebê masculino encontrados na internet. Depois disso, tire suas conclusões, mas não se esqueça de priorizar a comodidade da mãe ao trabalhar com o bebê no quarto e também a segurança da criança.







Decoração de quarto masculino infantil (móveis planejados)

Papel de parede decorado para quarto.

Papel de parede decorativo

Confira dicas de decoração de quarto de bebê

Decoração de quarto de menino, móveis tematicos e com cores masculinas

Decoração de Quarto de solteiro com DUAS CAMAS ou beliche