By Dani Lima | 22 de agosto de 2017.

Cortina ROMANA como escolher, e ambientes da casa

A cortina Romana é um modelo de cortina cada vez mais utilizada nos imóveis modernos, permitindo com isso trazer um charme todo especial aos ambientes seja nos quartos variados ou mesmo nas salas, e para isso apresentam um design bem arrojado.

A cortina Romana é confeccionada em materiais bem variados que permitem à maior ou menor luminosidade dentro dos ambientes, e podem ser acionadas de forma manual ou motorizada, sempre para tornar mais prática a vida de todos os membros da residência.





Em nossos dias com as muitas tendências surgindo no mercado da decoração ninguém mais se contenta com pouco, buscando com isso trazer a modernidade para dentro do lar, e para isso estas cortinas são oferecidas em tamanhos bem variados que podem atender as necessidades diversas.

Por isso, antes de buscar pelos melhores modelos de cortina no mercado, fique inteirado das medidas exatas para estas cortinas, bem como sobre as tonalidades de cores para melhor combinar em cada ambiente onde elas serão colocadas.





Fica mais chique e com visual minimalista, veja com usar

Buscando sempre pela cortina que melhor se adaptará a cada ambiente, sejam os quartos ou as salas de sua residência.

Aproveite para fazer uma visita no mercado e descubra as variadas opções disponíveis, com certeza você vai encontrar modelos bem agradáveis.

Assim como outros modelos de cortinas, as Romanas são encontradas em cores diversas, tudo para favorecer uma decoração. No exemplo que vemos na imagem abaixo, a cortina ajuda a ofuscar a luminosidade externa e também pode ser regulada segundo as necessidades.

Cortina romana no quarto de solteiro

As cortinas tipo romanas são bastante versáteis e com isso, podem ser instaladas em todos os ambientes do imóvel. Veja na imagem abaixo que temos um modelo de cortina com tecido mais encorpado que impede a entrada de luz no ambiente fazendo com que o ambiente fique bem escuro luminosidade adentre ao ambiente.

Como você pode perceber, as cortinas do tipo romana é dividida por módulos e trazem uma estrutura com varetas o que facilita ainda mais para controlarmos a entrada de luz no ambiente. Na imagem abaixo temos um modelo com tecido mais leve que mesmo com a cortina fechada, o ambiente não ficará totalmente escuro.

Outro modelo de cortina Romana estilo black-out que apesar de aparecer na sala de estar, é mais ideal para os ambientes de descanso. Podemos ver que ela interrompe por completo a entrada de luminosidade exterior, uma boa ideia para as horas tranquilas de sono.

Na sala de jantar

Na imagem abaixo temos uma cortina tipo romana instaladas na sala de jantar. Veja que se trata de uma cortina translúcida, que permite maior privacidade no ambiente sem ofuscar a luminosidade exterior por completo e ainda contribui para valorizar a decoração.

Também são conhecidas como cortinas rolo pela forma de abertura

Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre as características das cortinas tipo Romanas, na imagem abaixo temos mais um bonito exemplo de decoração de sala onde essas cortinas estão instaladas. Trata-se de cortinas translúcidas que contribuem tanto com a privacidade no ambiente como com a decoração.

 

Nossa próxima imagem mostra uma sala decorada trazendo uma cortina tipo Romana com uma cor mais forte, mais uma ótima ideia para combinar no ambiente da sala. Como vemos, a cortina oferece um tecido translúcido mais escuro que apenas ofusca a luminosidade da luz, podendo ser regulada como desejarmos. 

 

Na sala de tv

Repare em cada imagem, que cada modelo de cortina nos ambientes contribui com muito charme na decoração, além de cumprir com sua principal função que é de privar o ambiente da luminosidade externa com maior ou menor intensidade. Veja abaixo, mais uma imagem bem inspiradora.

Mais uma imagem onde vemos a eficiência das cortinas tipo Romana no quarto de casal. Repare que elas não se encontram totalmente fechadas, mas é possível imaginar que se todas as hastes estiverem abaixadas, o ambiente ficará totalmente privado da luminosidade exterior, o que contribuirá para as horas de sono.

No quarto casal

Outra imagem mostrando uma decoração de quarto de casal bem elegante onde as cortinas do tipo Romanas cumprem muito bem o seu papel. Como podemos ver, essas cortinas, além de contribuir com a harmonia da decoração, por serem modelos black out, ainda privam o ambiente da luminosidade que vem de fora. 

Mais um exemplo de decoração bem elegante onde também temos a cortina romana na janela bem ampla. Veja que a versatilidade dessa cortina translúcida permite que ela fique entreaberta de forma diferente na janela, uma vez que aparece dividida em cinco partes e cada uma das partes tem um número de módulos abertos.

No escritório cortina romana

Agora temos um exemplo de decoração de escritório, onde também vemos as cortinas translúcidas do tipo Romana nas janelas. Como podemos perceber, as cortinas oferecem uma completa sintonia na decoração de todo o ambiente, mais um bom motivo para investir nessas cortinas.

Não têm como duvidar da eficiência das cortinas do tipo Romana, pois elas são bem versáteis e ainda apresentam cores bem simpáticas para facilitar em cada decoração. Veja outra imagem trazendo essas cortinas modelo blackout, agora na sala de estar.

E na cozinha

Como já comentamos, as cortinas do tipo Romana ficam muito bem em quase todos os ambientes e agora temos uma ideia de como ela fica na cozinha. Agora temos uma cortina translúcida que mesmo deixando o ambiente mais privado, não compromete a luminosidade.

Aqueles que desejarem escurecer os ambientes apenas por algumas horas, podem investir em uma cortina tradicional combinando com um modelo Romano. Veja fica uma janela com uma cortina tradicional com tecido mais encorpado e uma romana com tecido transparente. 

Outra imagem mostrando um ambiente bem decorado onde na janela encontramos uma cortina do tipo Romana. Podemos ver que a cortina ofusca muito bem a luminosidade, evitando que os raios do sol danifiquem os móveis no ambiente.

Para janela pequena

Agora temos um quarto de casal muito bem decorado onde a janela pequena também oferece uma cortina translúcida romana para favorecer o casal nas horas de descanso. Veja mais uma vez, que essas cortinas podem ser reguladas da forma que desejarmos e, com isso, não perdemos o contato visual com o exterior.

Nossa próxima imagem mostra um exemplo de decoração de sala com duas cortinas listradas do tipo romana nas janelas. Essa é mais uma opção bem inteligente para decorar um ambiente de forma mais colorida.

Para aqueles que desejarem investir em uma decoração de sala com cores forte, também existe a opção na cor vermelha para as cortinas Romanas, porém, essa é uma ideia mais para ambientes amplos. Veja um exemplo na imagem abaixo.

 

Ainda outra imagem onde encontramos uma cortina do tipo Romana na cozinha. Como podemos perceber, trata-se de uma cortina com tecido encorpado que proporciona um maior escurecimento do ambiente, se assim desejarmos, ou senão, basta deixa alguns módulos da cortina levantados.

Depois de todas essas imagens mostrando as cortinas do tipo Romana em vários ambientes, agora fica por sua conta decidir-se ou não por esses modelos. Faça suas pesquisas buscando pelas lojas físicas especializadas para conhecer de perto os muitos modelos disponíveis no mercado.







Cortina Romana com voil

Modelos de Cortinas para sala de estar com varão

Cortina Romana para quarto

Cortina Blecaute com Voil

Cortinas varão lindos modelos

Cortinas planejadas para sala