By Dani Lima | 4 de abril de 2017.

Atividades com PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO pra 22 de agosto

O folclore brasileiro é constituido de um conjuntos de histórias, lendas, contos, e mitos que já fazem parte da nossa cultura e até é matéria de estudos nas escolas brasileiras.

E dentro do folclore Brasileiro, temos muitos personagens, por isso vamos apartir de agora contar pra você de forma resumida um pouquinho sobre esses personagens do folclore Brasileiro para que nas escolas os alunos possam entender de forma simples e informativa o que pode representar cada um.





O interessante nisso tudo é que o Folclore Brasileiro foi criado nas cidadezinhas afastadas dos grandes centros, e as pessoas mais velhas contavam para os mais novos, tudo não passa de lendas e contos, e tudo tinha como objetivo assustar a garotada e é claro também procurar informar e passar boas mensagens a quem está conhecendo sobre o folclore.

Lembrando que O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto de cada ano, e também já temos uma data especial para O Saci Pererê que tem um dia que é 31 de outubro.

Abaixo você tem algumas imagens representativas de alguns personagens bastante curiosos, clique nas figuras e imprima-as para posteriormente fazer tarefas escolares e trabalhos.





 

 

 

 

 

Saci Pererê

 

 

Boto cor de Rosa

 

 

Personagens do Folclore Brasileiro

 

 

 

 

Personagens do Folclore Brasileiro

  1. Boitatá

      Imagem 1 – Essa é a cobra Boitatá, uma figura curiosa que muitas vezes é representada em algumas imagens estando sem cabeça, e queimando, em outras imagens ela tem a cabeça e está com o corpo todo em chamas, mas afinal o que ela representa? É o que vamos ver abaixo na imagem 2.

 

 

Imagem 2 – Como dissemos é uma cobra toda em chamas que é uma protetora da fauna, das matas, florestas, ela também protege os animais protege os rios, as aves daquelas pessoas que desejam destruir toda a vida dentro das florestas de norte a sul. (Pena que é pura fabula, bem poderia ser verdade).

Dizem algumas histórias e historiadores que a Boitatá é criação dos índios, e há mais de 5 séculos passados já existiam boatos a cerca desta cobra, alguns jesuítas que aqui chegaram ouviram alguns contos.


2. Boto cor de Rosa

Imagem 3 – O Boto cor de rosa também é um personagem do folclore brasileiro, como vemos na imagem suas caracteristicas são ter a pele na cor rosa, é um peixe encontrado nas águas do Rio negro, um afluente do rio Amazonas, é um peixe que se parece bastante com o golfinho.

 

Imagem 4 – Essa é bastante engraçada. Dizem os contos que o Boto sai do rio e vai para os bailes, caracterizado como um homem atraente, é o tipo galã, nos bailes ele seduz belas damas, e as leva para a beira do rio para namorar, e sempre acaba engravidando a mulherada, antes de a noite acabar ele entra no rio e se transforma do popular Boto cor de rosa.

 

       3. Curupira

Imagem 5 –  O personagem curupira é essa figurinha ai embaixo, o que chama a atenção é o seu cabelo vermelho como de chamas, tem orelhas com de um animal felino, dentes com presas, ele uma uma tanguinha de tarzan bem entraçada com folhagens para tapar as partes intimas, mas o mais engraçado deste personagem é que ele tem os pés vidaros para tras.

 

Imagem 6 – Outra caracteristica do Curupira que não foi comentada acima é que ele é baixinho, um anão, assim como o personagem 1 ele é outro protetor das florestas, quem quer fazer mal aos animais das flores, quer caça-los, maltrata-los, quem deseja destruir as árvores lá está o Curupira para defender a natureza.

 

 

      4. Lobisomem

Imagem – 7 – Esse o o visual do Lobisomem, peludo, assustador, com olhos de lobo, garras nas patas dianteiras e traseiras, uma grande calda, anda de pé, e sempre está com as roupas rasgadas afinal após a transformação ele cresce bastante de tamanho, ficando com esse visual de dar medo.


Imagem 8 – Reza a lenda que certa vez uma homem estava pelas matas a noite, e era dia de lua cheia, o que ocorre é que um lobo da floresta o atacou porém esse homem conseguiu fugir todo cheio de feridas, porém o lobo infecctou esse homem, que em todas as noites de lua cheia após a meia noite se transforma em lobisomem, metade homem, metade lobo, ele ataca e mata que estiver na frente, provavelmente esse é o personagem do folclore brasileiro que mais assusta as crianças.

5. Mãe D-água

Imagem 9Iara também é o seu nome, da cintura para baixo é um peixe, com uma grande nadadeira, mas da cintura para cima, tem corpo de mulher, um belo rosto, belos olhos, belo sorriso, cabelos longos levemente ondulados, seios fartos, enfim é uma mulher que qualquer homem se apaixona.

Imagem 10 – Ela não é a sereia dos outros contos ouvidos em outras partes do mundo, porém e a sua aparência é igual, ela sai da água e encanta muitos homens, e em seguida puxa o seu par para dentro da água do rio para nunca mais voltar.

      6. Corpo Seco

Imagem 11 – Bom como podemos ver é um sujeito feito, que morreu a poucos dias e a sua pele comecou a secar e ser destruida pelos fungos e bacterias, porém o seu corpo ainda não seu decompos totalmente, os ossos ficaram em maior evidência porém ainda não estão expostos.

Imagem 12 – O corpo Seco quando ainda era um homem vivo, era uma pessoa má, sem amor no coração que inclusive ira muito ruim com as pessoas e com as crianças, também era muito ruim com a sua mãe, só que quando ele veio a falecer, comecou a vagar por aí como uma alma penada assustando as pessoas que também são de mau carater e más.

 

     7. Pisadeira

Imagem 13 – Essa é a popular Pisadeira, a sua aparência é assustadora, com cabelos longos cacheados e bagunçados, e grandes unhas afiadas, ela assusta, já pensou acordar no meio da noite e ve-la dentro do seu quarto.

 

Imagem 14 – Pois é, a Pisadeira entra na sua casa pelo telhado, ela vem para pisar em você especialmente no seu estômago, se ele estiver cheio claro, portanto nada de jantar um montão, pois se isso ocorrer lá vem ela para te pisar durante a madrugada.

 

 

     8. Mula sem Cabeça

Imagem 15 – Como o seu nome já diz, sem cabeça é uma mula que seria totalmente normal se não fosse o fato de ela não ter cabeça, no lugar da ausência de cabeça, chamas de fogo saem.

 

 

Imagem 16 – Na verdade uma mulher se transforma em uma mula sem cabeça as quintas feiras de noite, ela recebeu essa maldição pelo fato de ter tido um romance com um padre.

 

 

       9. Mãe de ouro

Imagem 17 – Alguns dizem que ela se parece com uma bola de ouro, se você a ver saiba que na região onde se encontra deve ter ouro.


Imagem 18 – Algumas lendas dizem que ela é uma protetora de mulheres que apanham de seus maridos ou sofrem violencia psicológica de seu marido. Outras lendas contam que ela se transforma em uma bela mulher e seduz homens comprometidos para faze-los se separar e destruir famílias.

 

 

      10. Saci Pererê

Imagem 19 – É bem provável que o Saci Pererê seja o personagem do folclore mais popular, é um garoto negro, pula de uma perna só pois não tem a outra perna, tem um chapeu estranho igual de bruxa, na cor vermelho, e ainda por cima fuma cachimbo.


Imagem 20 – Na verdade esse garoto é um verdadeiro travesso, o negócio dele é fazer farra, ele adora, fazer bagunça, no sítio, na cidade, vira as lixeiras, faz a maior bagunça.

 

      11. Cabelobo

Imagem 21 – Essa é a aparência horrivel do cabelobo, corpo todo peludo, unhas afiadas, e cabeça de tamanduá.


Imagem 22 – Conta a lenda que ele vive nos matos e se alimenta de carne, é muito perigoso, caçadores devem tomar cuidado com ele, suas refeições principais são carnes de animais domesticados como os gatos e também os cachorros.

      12. Comadre Fulozinha

Imagem 23 – Nossos personagens se encerram com a comadre fulozinha, ela bela morena que vive nas matas do nordeste do brasil.


Imagem 24 – Diz a lenda que ela tem a missão de proteger as florestas e principalmente a falna a e a flora, se alguem tenta fazer o mau contra o meio ambiente ela entra em ação para defender este habitat.


Encerramos por aqui e esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco sobre o folclore do Brasil e os seus personagens.







Desenhos do folclore brasileiro para colorir

Sací Pererê personagem do folclore

Conheça algumas lendas para folclore brasileiro

Desenho do Homem Aranha.

Desenhos do Lanterna Verde

30 ATIVIDADES DE ARTES VISUAIS para estular o lado artístico dos alunos